sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Aluno Integrado 2013

No mês de agosto 22 alunos do 1º e 2º ano Ensino Médio iniciaram o curso do Aluno Integrado na EEB Adolfo José Martins.
O Aluno Integrado é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - Proinfo Integrado. O objetivo deste projeto é promover o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação nas redes públicas de educação básica tendo, como tema central, a educação e tecnologia para um mundo melhor, buscando explorar diferentes perspectivas dentro desse tema em todas as etapas da educação básica.
Dentro do projeto Aluno Integrado, a UFSC, em parceria com o Ministério da Educação, está promovendo o curso de extensão em Qualificação em Tecnologia Digital: Aluno Integrado, para alunos matriculados no 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública de Santa Catarina. Na edição 2013 são oferecidas 4200 vagas gratuitamente para estes estudantes.
O curso, ministrado a distância, tem uma carga horária de 120 horas, dividido em quatro módulos. Neste curso, os jovens aprendem sobre educação a distância, história da informática, hardware (equipamentos), manutenção de computadores e sistemas operacionais. 



Por uma escola sustentável


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Quero-Quero Escola Limpa e Sustentável

          A EEB Adolfo José Martins, Bom Jardim da Serra – SC vem trabalhando sobre a IV conferência Infanto-juvenil do Meio ambiente na perspectiva de conscientizar a comunidade escolar sobre o desperdício de água tratada e a produção de lixo, cuja proposta é a construção de um reservatório para captação da água da chuva para uso na escola (limpeza/banheiros), evitar o alagamento do pátio e cuidados com o espaço escolar mantendo-o limpo. Com o Projeto Quero-Quero Escola Limpa e Sustentável.            Neste contexto, objetiva-se estimular o conhecimento estudando as temáticas (ar, água, terra, fogo) na transversalidade dos conteúdos; o compromisso e a participação efetiva dos educadores e educandos e comunidade escolar, visando a construção de atitudes responsáveis; o exercício consciente da cidadania; o senso de coletividade; a organização e transformação. Portanto, esperamos que com essa mobilização nossa escola se transforme em um espaço de aprendizagem para a sustentabilidade. O Grêmio estudantil já formou o COMVIDA em abril e vem construindo sua agenda de atuação.

Por que Quero-Quero?
O Quero-Quero é uma ave bastante cuidadosa e protetora de seu ninho. É um defensor do ninho e dos filhotes. Extremamente caprichoso com o ninho e ao seu redor.