sexta-feira, 1 de junho de 2012

Técnica Impressionista com Tinta Guache


Os alunos da 8ª série matutino realizaram um trabalho em tinta guache utilizando a técnica impressionista em artes.
O impressionismo foi o nome coletivo dado a um grupo de jovens artistas de grande talento, que fizeram uma exposição conjunta em 1874.
     Suas pinturas tentavam captar com precisão um determinado momento, assim como a fotografia, para guardar a impressão daquele instante. Eles rejeitavam a arte acadêmica, que julgavam falsa, mas também detestavam a emotividade e o sentimentalismo da arte romântica.
     A paisagem e a natureza-morta lhes ofereciam temas para suas experiências, nas quais eles registravam suas “impressões” com objetividade.
 Os “borrões”, na época, eram considerados modernos e, ao mesmo tempo, feios. Mas as pessoas começaram a gostar das “impressões” desses artistas, porque eram coloridas e tinham movimento, assim como tudo que nos cerca. Com a invenção da tinta a óleo em tubos os artistas puderam sair de seus estúdios para pintar ao ar livre. Registravam sempre a primeira impressão percebida, a sensação.
Os “impressionistas” davam mais realce aos tons e às cores naturalistas e incluíam artistas como: Monet, Pissarro, Renoir e Degas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário